Brasil, o país do absurdo!
Há anos que intelectuais renomados do mundo inteiro, especialmente na área do direito e da ciência política, dizem que o Brasil é o país da hermenêutica.
Isso se deve ao fato de que no Brasil nada é como deveria, tudo por aqui tem sua própria maneira de ser e de se fazer... Temos a malandragem do carioca, a moleza do baiano, os "causos" de pescador dos mineiros e o famoso JEITINHO BRASILEIRO...
Por tudo isso dizem que somos o país da hermenêutica, como hermenêutica é a ciência ou disciplina da interpretação, ganhamos esse rótulo devido a esse "molejo", esse "jogo de cintura" de que tanto nos orgulhamos. Infelizmente!
Segundo um antropólogo brasileiro, o Brasil é o berço de Malandros e heróis, essa expressão, que é título de uma obra que se diz científica, já demonstra que dizer que somos o país da hermenêutica é um eufemismo, pois na verdade somos o PAÍS DO ABSURDO.
Essas interpretações da realidade, da lei, dos contratos, das relações interpessoais e da realidade são em última análise uma completa inversão de valores, em que o errado e desprezível é tomado como virtuoso.
Em nosso país procurador é condenado por acusar corruptos, morador de rua é convidado a se tornar deputado após praticar atos libidinosos com uma mulher casada, isso sem falar em anulação de condenação e mudanças de entendimentos judiciais que permitem a soltura de inumeros condenados.
Tudo isso não pode ser considerado um problema de interpretação (hermenêutico), é fruto de pessoas que desprezam a verdade e as virtudes que legaram a sociedade o status civilizatório.
Bem nos alertou o profeta que já denunciava pessoas que ao mal chamariam bem, enaltecendo aquilo que é errado.
Isaías 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!
https://bibliajfa.com.br/app/ara/23O/5/20
Nesse mesmo sentido já dizia o jurista Rui Barbosa que chegaria o tempo em que teríamos vergonha de sermos honestos.
Que Deus nos ajude e nos dê forças para amarmos a verdade e as virtudes para não jogarmos fora tudo que a humanidade conquistou até aqui.
Comentários
Postar um comentário