Beleza ou inteligência? Qual você escolhe?



Nesta última semana assisti a um vídeo em que um professor perguntou a uma mulher bonita se ela escolheria nascer bonita ou inteligente caso pudesse nascer de novo.

Sem hesitar ela respondeu que escolheria a beleza. Achei uma resposta muito inteligente! Ela sabe o quanto a beleza importa.

Infelizmente o mais comum é dizer que não devemos valorizar a beleza física pois o que importa é a beleza interior, o caráter, a personalidade. Certamente isso está correto, mas a estética é sim muito importante na vida humana.

Nada mais agradável que contemplar belas obras de arte, melodias belíssimas e belezas naturais. E sim, a beleza das pessoas deve provocar sensações da mesma natureza. O erro está em associar toda beleza humana a conotações sexuais. Sim é possível admirar a beleza humana sem conotação sexual.

A experiência estética é tão importante quanto todas as outras, um ambiente bonito, roupas bonitas, pessoas bonitas física e intelectualmente nos fazem muito bem. 

Sim a beleza feminina e masculina chamam a atenção, podem criar oportunidades, mas sem conteúdo, habilidades e competências, nenhuma pessoa sustentará essa atenção. 

Mas por que aplaudir a escolha da beleza em detrimento da inteligência. Essa resposta é simples mas exige entender o que é inteligência. 

Ora a pessoa inteligente é aquela consciente de sua limitação e da necessidade de aprender, assim ela busca o conhecimento, se tornando inteligente ao longo da vida. Já a beleza é um atributo natural, ou se é ou não é.

Por fim, preciso dizer que a convivência com uma pessoa apenas bonita é insuportável, mas eu seria hipócrita se não assumisse que a beleza da minha esposa sempre me fascinou, contudo certamente foi sua inteligência, sua personalidade que me fizeram querer estar com ela o tempo todo e me casar com ela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação cristã como a mais excelente expressão da educação clássica

Namoro cristão não existe