A irrelevância da educação moderna
As vezes fico imaginando se há alguém no Brasil satisfeito com a educação. Dou aulas na educação básica (fundamental e médio) há três anos e até o momento desconheço um aluno, pai ou mesmo professor que veja com bons olhos o sistema educacional em nosso país.
Há pelo menos uma década o assunto da educação ocupa minha mente e leva a longas reflexões. Nos últimos anos surgiu a discrição sobre homeschooling, a prática educacional em casa, sob a responsabilidade dos pais ou de tutores contratados como solução a essa carência educacional.
Mas seria o sistema educacional o grande problema é a instrução em casa a solução? Bom, acredito que a solução proposta seja insuficiente exatamente pela percepção errada do que seja educação. Nossa sociedade confunde instrução acadêmica com educação. São coisas completamente distintas.
Educação como já escrevi é a formação integral do ser humano, compreendendo a formação espiritual, moral e intelectual, trabalhando a dimensão metafísica e física do ser humano. Isto posto percebemos que transferir a instrução escolar para casa não oferece nenhuma mudança substancial, apenas muda o ambiente, que embora eu considere o ambiente domiciliar mais propício, sem uma mudança na compreensão de educação, a contribuição seria mínima para a formação do indivíduo e para a sociedade.
Sem dúvida nenhuma os pais seriam melhores professores para seus filhos do que qualquer outro. Na antiguidade se contratava tutores para instruir os jovens em casa, ao mesmo tempo que a educação doméstica acontecia de maneira orgânica e cotidiana.
Mas afinal como lidar com a triste realidade da irrelevância da educação moderna? Infelizmente não temos poder político para alterar o sistema, contudo não precisamos nos curvar a ele, basta assumir nossa responsabilidade e vivermos uma vida virtuosa e transmitirmos os bons valores a nossos filhos, começando pela prática religiosa, passando pela educação física e supervisionando e direcionando corretamente a instrução que eles recebem na escola.
Resumindo! Podemos e devemos dar uma boa educação a nossos filhos apesar da escola. Em outras palavras devemos assumir a responsabilidade de proteger nossos filhos da má influência que a modernidade exerce sobre todos nós. Que Deus nos conduza nessa caminhada.
Comentários
Postar um comentário