Analfabeto funcional ou picareta profissional?
Por isso que faço a pergunta: será que existe uma analfabetismo funcional ou o que temos são picaretas profissionais que ensinam uma falsa percepção de inteligência (pseudointelectualismo), levando os estudantes a incapacidade de perceber a realidade fática a sua volta?
Hoje, dia 13/11/2021, revi no Instagram um trecho do programa show do milhão em que foi perguntado como se denomina os números que representam uma sequencia. Entre as alternativas estavam cardinais e ordinais. A participante decidiu perguntar aos universitários, que responderam de maneira convicta ser "cardinais" a resposta correta.
A postagem na referida rede social era uma crítica a crise educacional pela qual passa nosso país, mas para além da crítica política, me fez lembrar de algo que venho pensando ultimamente: será que realmente existe o tal analfabetismo funcional?
Veja caro leitor, é óbvio que a defasagem educacional de nossas crianças e adolescente no que tange a interpretação de texto e aquisição de vocabulário é um grande problema. Mas será que o chamado analfabetismo político é uma realidade? Mas vamos com calma, não tenho a pretensão de fazer desse texto uma tese, apenas quero lançar um questionamento, se efetivamente existe uma defasagem que leva uma pessoa a não compreender o que lê, ou seria isso resultado de uma ideologia que faz com que a pessoa desconsidere a realidade fática?
Vou explicar melhor. Como falávamos, a defasagem na prática da interpretação de texto e pobreza de vocabulário levam inevitavelmente a dificuldade em interpretar um texto, mas isso se resolve com um pouco de estudo, boa vontade e leitura. O que vemos hoje é uma plena incapacidade de se associar palavras a elas mesmas, mesmo sem saber seu significado, ora isso não é uma carência técnica, mas uma questão psicológica, que a meu ver só pode acontecer mediante um condicionamento ideológico.
Perceba, nobre leitor, que no caso do programa Show do Milhão, os participantes foram incapazes de associar as palavras sequencia, ordem a terminologia ordinal. Isso provavelmente se dá pela falta de atenção aos estudos básicos, bem como a pratica reiterada de dissociação da realidade. Há anos que os estudantes universitários são acostumados ao falso discurso de que a inteligência precisa ver além do óbvio, que as reflexões verdadeiramente inteligentes são complexas e vão além da realidade que se percebe pelos sentidos.
Espero que o leitor consiga perceber como isso é nocivo! Não mais é a realidade que está diante de nossos olhos que vale, mas sim o que pensamos a partir de ideias que nos são dadas e assim pensamos não mais naquilo que é real mas sim naquilo que construímos.
Claro que os estudantes podem ter se confundido, mas a verdade é que se eles estudassem a partir de dados reais e tivessem uma educação que estimulasse a descrever a realidade, conseguiriam fazer a associação que falei acima, mesmo não sendo matemáticos, bastando conhecer o básico da língua portuguesa.
Por isso que faço a pergunta: será que existe uma analfabetismo funcional ou o que temos são picaretas profissionais que ensinam uma falsa percepção de inteligência (pseudointelectualismo), levando os estudantes a incapacidade de perceber a realidade fática a sua volta? Por isso vamos ficar atentos ao que nossas crianças estão aprendendo e lutarmos para que essas narrativas picaretas não asfixiem a verdade na mente dos nossos filhos.
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