Pare de trabalhar agora! E de estudar também...
Calma, é claro que não tenho a intenção de incentivar ninguém a parar de estudar. Muito menos a pedir demissão na segunda feira.
Como você leitor já sabe, eu sou professor de filosofia e advogado, desde a escola eu dizia que queria ser professor, contudo por influência de dois professores e da minha mãe acabei cursando direito e atuando por 6 longos anos - entre 2016 e 2021 - exclusivamente como advogado.
Hoje como professor, embora eu ame a docência e me sinta muito bem em sala de aula, sinto a frustração de não conseguir demonstrar para os alunos a importância dos estudos (suspeito que essa frustração é compartilhada pela maior parte dos educadores, que tentam mostrar uma falsa importância que lhes foi erroneamente ensinada). Entretanto não consigo ser demagogo e não reconhecer a irrelevância do ensino atual, do atual sistema educacional, seja público ou privado, ambos possuem falhas essenciais que me fazem pensar se realmente estamos educando nossos jovens.
Acho que o problema principal, pois dele decorre os demais, é que acreditamos nos estudos como preparação para o mercado de trabalho (essa é falsa importância em que a maioria dos educadores acredita), por esta razão o novo ensino médio traz disciplinas como projeto de vida e mundo do trabalho. Entretanto todo mundo já percebeu que a escola nunca preparou ninguém para a vida profissional e nem poderia ser diferente, a verdadeira educação não prepara para o trabalho, mas sim para vida livre e consciente.
A educação é em sua essência a preparação da alma do indivíduo para reconhecer a realidade à sua volta e se realcionar com ela. Educação consiste em percebermos nossos limites e buscar a verdade de tudo que estiver ao nosso alcance. Quando criamos a ideia de que a educação tem como fim o trabalho nós destruimos toda a beleza que ela tem.
Nassim Taleb uma vez escreveu que a relação trabalhista é a forma moderna de escravidão. Ele tem certa razão pois tudo que fazemos sem entendermos o sentido é uma escravidão. Portanto enquanto a escola estiver assossiada ao trabalho obrigatório ambos serão uma forma de escravidão, pois não dara nenhum sentido para a vida, seja do estudante ou do trabalhador.
Sendo assim a única forma de recuperarmos a essência da educação é paramos de estudar e trabalhar debaixo dessa lógica de obrigação. Os estudos devem ser facultativos, cada um escolhe se quer estudar e o que vai estudar, a internet nos permite retomar a educação clássica, em que até o professor é escolhido pelo aluno.
Nessa perspectiva também podemos pensar nosso trabalho, embora nem todos tenham o trabalhos dos sonhos; todos podemos buscar trabalhos que nos permitam perseguir nossos sonhos. Não, isso não é papo motivacional, quero dizer que assim como a educação deve elevar nosso espírito e nos ajudar a sermos melhores, nossos trabalhos também devem contribuir para tal. Então pare de trabalhar e de estudar apenas por obrigação.
Comentários
Postar um comentário