Como nascem as ditaduras
Será que o Brasil ainda é a democracia? Pergunta difícil, espinhosa, inconveniente e complexa. Afinal de contas se formalmente não fosse eu não poderia escrever esse texto.
Entretanto quando olhamos os íntimos acontecimentos vemos um judiciário que não respeita a lei, toma decisões sozinhos, sem seguir o procedimento previsto em lei - o tão falado "devido processo legal" - uma garantia prevista na constituição exatamente para evitar que indivíduos que estejam no poder abusem desse poder sobre o indivíduo.
Mas vemos inúmeros abusos sem que os outros poderes sequer esbocem alguma reação, algo muito preocupante, quadro esse que nos deixa nesse 31 de dezembro de 2022 muito preocupados.
O que mais chama a atenção é a justificativa para tais abusos; em todas as narrativas justificadoras aparece a palavra DEMOCRACIA, seja no sentido de defesa ou de celebração. Isso nos leva a perceber que a tirania pode surgir exatamente em função da tão preciosa democracia.
Bom, mas o que afinal define uma democracia? Basicamente as características do regime democrático são: 1) livre embate de ideias (decorrente da liberdade de expressão; 2) liberdade econômica (liberdade para trabalhar em qualquer atividade lícita); 3) defesa do patrimônio e da vida privada (respeito aos direitos individuais e 4) alternancia do poder. Perceba caro leitor que apenas o item 4 ainda é respeitado, mas temo que isso mude nos próximos anos.
Ou seja, para matar uma democracia basta dizer que está defendo-a, para assim, em nome da tão aclamada DEMOCRACIA, fazer nascer uma sólida DITADURA TIRÂNICA.
Bem refletiu sobre isso o professor Olavo de Carvalho quando afirmou que uma democracia moribunda não pode se salvar, pois para isso seria necessário que estivesse sadia e seus mecanismos em perfeito funcionento. Portanto uma democracia moribunda tende a morrer exatamente em função de sua defesa realizada de maneira desonesta por pessoas inescrupulosas que visam os seu próprios interesses, em um verdadeiro "complexo de Judas".
É assim que termino 2022, um misto de alegria por várias conquistas e realizações e um temor muito grande em relação ao país que minha filha herdará.
Comentários
Postar um comentário