Golpistas, vândalos, terroristas ou criminosos
No último domingo, dia 8 de janeiro de 2023, vimos o episódio lamentável da invasão e depredação dos prédios sede dos poderes da República.
Primeiramente é necessário afirmar que depredação é crime. Ou seja, foi um tiro no pé esses atos de domingo. Vejamos os desdobramentos:
1) isso já está servindo de justificativa para a escalada do autoritarismo do governo federal, servindo de argumento para chamar tudo de ato antidemocrático, sendo que nem há definição legal do que sejam tais atos;
2) autoridades sendo responsabilizadas, governador afastado, intervenção federal decretada e pressão sobre o ministério público para responsabilizar várias autoridades por negligência.
Sobre esses dois pontos devemos pensar:
A) o que a polícia deveria fazer para evitar as invasões? Havia um grupo andando e protestando pacificamente, ou seja, antes da invasão estavam exercendo o direito constitucional de manifestação, não poderia ser feito nada, assim vemos que os atos já estão servindo para justificar autoritarismo;
B) a perseguição às autoridades pode levar agentes públicos a agirem de maneira autoritária por receio de sofrerem represálias por parte do governo federal.
Resumindo: o autoritarismo do atual governo ganha força após esses atos impensados e burros, dessas pessoas que nem de longe representam a direita e o pensamento conservador, são apenas arruaceiros querendo chamar a atenção.
Comentários
Postar um comentário